Todos os dias, o presidente Joe Biden é acordado por seu gato e, após o café da manhã, faz exercícios de equilíbrio com um fisioterapeuta para evitar quedas, que se tornaram mais comuns nos últimos anos por conta da idade avançada. Só na sequência o democrata segue para o Salão Oval da Casa Branca, gabinete de onde os líderes norte-americanos despacham.
Nesta quarta-feira (21), Biden tropeçou duas vezes ao subir a escadaria da aeronave que o levou para Los Angeles, na Califórnia. O presidente dos EUA, no entanto, não chegou a sofrer uma queda.
"Joe Biden geralmente acorda às 07h00 no quarto no segundo andar da Casa Branca, onde frequentemente só ele e seu gato estão presentes. O presidente Biden começa suas sessões [de exercícios], de cerca de 45 minutos, por volta das 08h00, muitas vezes com um fisioterapeuta. Eles se concentram em exercícios de equilíbrio para ajudar o presidente com sua marcha cada vez mais desajeitada", escreve o jornal.
Em 2020, Biden chegou a quebrar a perna e, por conta do acidente, recebeu a recomendação de uso de um calçado ortopédico. Porém ele não seguiu o pedido médico, o que agravou os problemas de mobilidade, passando a cair com mais frequência.
Diante disso, o democrata passou a usar tênis especiais em vez de sapatos, e no pé de qualquer escada, sempre há um assistente militar ou funcionário dos serviços especiais, "em caso de incidente".
Conforme a publicação, Biden ainda utiliza um dispositivo conhecido como CPAP, que mantém a pressão do ar constante nas vias respiratórias durante o sono. Porém, ao acordar, as marcas do dispositivo permanecem no rosto do presidente por um tempo.
Ao contrário de outros ex-presidentes, como Trump e Barack Obama, que se contentavam com cerca de cinco horas de sono por dia, Biden dorme oito horas todas as noites.
Rotina de trabalho na Casa Branca
A primeira tarefa no Salão Oval é ouvir o briefing diário secreto. Além de conversas de trabalho, o presidente liga para seus netos, para a primeira-dama, Jill Biden, e para o filho Hunter. A maioria dos eventos públicos está programada para acontecer das 10h00 às 16h00, já que, segundo fontes da Casa Branca, Biden está mais concentrado durante esse período. O líder americano trabalha até aproximadamente 19h00.
Outra característica de Biden é a tendência em iniciar os compromissos com atraso, não importa o quanto a equipe tente organizar a agenda para evitar falhas. Em particular, na semana passada a Casa Branca atualizou o cronograma do chefe de Estado, anunciando que às 13h15 faria um discurso sobre o projeto de lei de ajuda à Ucrânia — no entanto, Biden se atrasou por uma hora.
Além disso, caso o presidente dos EUA tenha um discurso público, o texto é preparado pelos redatores, e ainda há um resumo de notícias feito pelos assessores caso Biden precise responder perguntas dos jornalistas.
Biden é o presidente mais velho da história dos Estados, ao completar 81 anos em 20 de novembro do ano passado. Caso vença as eleições em 2024, terá 82 anos quando assumir o cargo e 86 anos quando concluir o segundo mandato. O próprio presidente dos EUA considera sua idade como prova de experiência e insiste que não há problemas significativos de saúde. No entanto, em seu círculo próximo, medidas preventivas são regularmente tomadas para reduzir o risco de outra queda em público ou episódios de esquecimento.