Panorama internacional

Houthis anunciam ataque a navio de guerra dos EUA no mar Vermelho e a uma cidade em Israel

Os houthis, que controlam a parte norte do Iêmen, no Oriente Médio, anunciou nesta quinta-feira (22) um ataque de drones contra um contratorpedeiro (destróier) dos EUA no mar Vermelho.
Sputnik
"Um contratorpedeiro dos EUA foi atingido por drones no mar Vermelho", informaram as Forças Armadas houthis em um comunicado publicado no Telegram.
Foi relatado também outro ataque em território israelense:
"Houve um ataque com mísseis balísticos e drones contra alvos inimigos israelenses em Umm al-Rashras", afirmou o comunicado.
Os houthis relataram ainda terem incendiado um navio britânico nas proximidades da costa do Iêmen.

“O ataque foi realizado por mísseis marítimos contra um navio britânico no golfo de Áden, causando um incêndio nele", diz o comunicado do exército houthi.

O movimento houthi, que controla grande parte do norte e oeste do Iêmen, prometeu em novembro de 2023 atacar qualquer navio associado a Israel até que Tel Aviv suspenda as ações militares na Faixa de Gaza.
Panorama internacional
Houthis atacam drone e navios dos EUA e afundam embarcação do Reino Unido em menos de 24 horas
No mês seguinte, os EUA, com a participação de mais de 20 países, lançaram uma operação para responder aos ataques e proteger o mar Vermelho, importante para as rotas comerciais.
Desde meados de janeiro, os EUA já lançaram vários ataques contra o Iêmen, alguns em coordenação com o Reino Unido e outros aliados.
As ações dos houthis têm impactado negativamente o fluxo de navios de propriedade e com destino a Israel através do mar Vermelho, uma queda de 85% na atividade comercial do porto Eilat, em Israel, de acordo com as autoridades locais.
Comentar