"Todos devem entender que [...] a Rússia tem uma frota submarina capaz de afundar os navios que sejam enviados para lutar com ela. Simplesmente não seremos capazes de transferir nossas forças terrestres para a Europa, porque submarinos no oceano Atlântico afundarão tudo o que vá para lá da América do Norte", disse o especialista.
Os submarinos nucleares russos hoje são muito mais letais e eficazes do que seus antecessores na Segunda Guerra Mundial, observou o coronel. Segundo ele, no moderno combate naval existem apenas dois tipos de navios – os submarinos e os seus alvos.
A Rússia tem repetidamente apontado para a ausência de intenções agressivas em relação a outros países, incluindo os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O presidente russo Vladimir Putin, em seu discurso ao parlamento russo na semana passada, chamou a afirmação de que a Rússia está planejando atacar a Europa de "absurda".
Ao mesmo tempo, o Kremlin tem repetidamente observado que a OTAN, pelo contrário, se comporta de forma destrutiva e tende para confronto.