Panorama internacional

Ex-conselheiro do Pentágono revela possível cenário de guerra com a Rússia

Submarino nuclear Severodvinsk da Frota do Norte da Rússia
Submarinos russos podem afundar os navios que transportem tropas estadunidenses para a Europa no caso de um conflito hipotético entre as duas superpotências, disse o ex-conselheiro do Pentágono e coronel reformado Douglas Macgregor em entrevista ao jornalista Stephen Gardner.
Sputnik
"Todos devem entender que [...] a Rússia tem uma frota submarina capaz de afundar os navios que sejam enviados para lutar com ela. Simplesmente não seremos capazes de transferir nossas forças terrestres para a Europa, porque submarinos no oceano Atlântico afundarão tudo o que vá para lá da América do Norte", disse o especialista.
Os submarinos nucleares russos hoje são muito mais letais e eficazes do que seus antecessores na Segunda Guerra Mundial, observou o coronel. Segundo ele, no moderno combate naval existem apenas dois tipos de navios – os submarinos e os seus alvos.
A Rússia tem repetidamente apontado para a ausência de intenções agressivas em relação a outros países, incluindo os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O presidente russo Vladimir Putin, em seu discurso ao parlamento russo na semana passada, chamou a afirmação de que a Rússia está planejando atacar a Europa de "absurda".
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, na entrevista coletiva anual do chanceler Sergei Lavrov, em Moscou. Rússia, 18 de janeiro de 2024
Panorama internacional
'Agora todos veem que os EUA são o agressor', diz MRE russo sobre declaração do chefe do Pentágono
Ao mesmo tempo, o Kremlin tem repetidamente observado que a OTAN, pelo contrário, se comporta de forma destrutiva e tende para confronto.
Comentar