O evento começou na última sexta-feira (1º) e promove até amanhã (7) debates e diversas atividades nas áreas de educação, ciência, cooperação internacional, cultura e negócios, entre outras. Participaram ainda especialistas, convidados, voluntários, parceiros, jornalistas, representantes da mídia e diversos prestadores de serviços, incluindo cerca de 28 mil voluntários.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prestigiou a cerimônia e em seu discurso enfatizou que o fato de não haver condições iguais para todos no mundo é a principal injustiça da atual ordem mundial.
"Nascemos iguais, mas a questão é: crescemos, nos desenvolvemos em condições iguais? A resposta: infelizmente não. Não existem condições iguais no mundo para todos. E essa é a principal injustiça da ordem mundial atual", disse Putin, ao destacar que um mundo justo o tornará mais transparente, democrático, sustentável, equilibrado e seguro.
Durante o Festival Mundial da Juventude, uma importante homenagem foi feita aos milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial.
Sobre o Festival Mundial da Juventude
Com cinco pavilhões, um parque em miniatura e um palco para apresentações, o festival teve como temas este ano "Responsabilidade pelos Destinos do Mundo, Unidade Multinacional, Um Mundo de Oportunidades para Todos, Preservemos a Família para o Bem das Crianças e a Paz, Estamos Juntos com a Rússia".
Pela primeira vez na história do festival, adolescentes de 14 a 17 anos puderam participar desta edição do evento.