Panorama internacional

EUA alertam Israel que assentamentos na Cisjordânia dificultam a busca por uma paz de longo prazo

Os Estados Unidos alertam Israel de que a expansão dos assentamentos ilegais na Cisjordânia dificulta a busca por uma paz de longo prazo.
Sputnik
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou nesta quarta-feira (6) que os colonatos são incompatíveis com o direito internacional.
Panorama internacional
Analista: derrota da Ucrânia vai escancarar sujeira das elites ocidentais 'amantes de conflito'
Ele ressaltou que esses assentamentos não apenas prejudicam os cidadãos palestinos, mas também enfraquecem a segurança de Israel, tornando mais desafiador alcançar um acordo a longo prazo para uma paz genuína e segurança duradoura para os israelenses.

"Os colonatos continuam a ser incompatíveis com o direito internacional e o que queremos dizer ao governo de Israel é que estes colonatos não só prejudicam os cidadãos palestinos, mas também enfraquecem a segurança de Israel e as perspectivas de um acordo a longo prazo para alcançar uma paz real e uma verdadeira segurança para os israelenses", disse o funcionário em entrevista coletiva.

No início desta quarta-feira, os meios de comunicação informaram que o governo israelense aprovou planos para construir 3.400 novas casas na Cisjordânia.
Panorama internacional
Caracas: renovação de sanções dos EUA é agressão à Venezuela e viola normas do direito internacional
Quanto a um possível cessar-fogo, Miller disse que os Estados Unidos continuam a acreditar que os obstáculos nas negociações para um cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas não são intransponíveis, e que um acordo pode ser alcançado.

Ele declarou em coletiva de imprensa: "Continuamos acreditando que um acordo pode ser alcançado e é por isso que vamos continuar pressionando para consegui-lo", afirmou Matthew Miller.

Notícias do Brasil
Reduzir impostos de igrejas evangélicas não garante apoio do segmento a Lula, dizem especialistas
Comentar