"Ao fortalecer seu monopólio, eles [os Estados Unidos] criaram uma situação na qual a grande maioria dos países do mundo realmente não gosta e, gradualmente, a resistência a essa ordem mundial emergente cresce", disse Putin.
"Os Estados Unidos deixaram esse gênio sair da garrafa sozinhos, mas se isso foi permitido, então por que outros países não são autorizados a proteger os seus interesses fundamentais da mesma forma?", questionou.
África
"Tanto nos Estados Unidos como na Europa, muitas pessoas sérias, alfabetizadas e profundas acreditam que, em grande medida, o bem-estar desses países se baseia na exploração de outros povos. O bem-estar de hoje se baseia em grande medida na exploração de África, sobre a exploração dos recursos naturais e dos recursos humanos. Eles falam sobre isso de forma direta", opinou Putin.
BRICS
"Hoje, o BRICS é uma associação poderosa e séria, um ímã que atrai muitos países do mundo. Esses países estão ganhando impulso. O PIB [produto interno bruto] global dos países do BRICS é maior do que o PIB dos países do G7. E continuará a aumentar, isso já é um fato", afirmou.
Mundo multipolar
Ucrânia
Inteligência artificial
"Precisamos chegar a um acordo entre nós. Porque se isso ficar fora de controle, pode causar danos irreparáveis. Quando a humanidade se der conta dos perigos reais para si mesma, no caso dessas tecnologias saírem do controle humano, então, parece-me, será o momento propício para acordos, assim como na área de não proliferação de armas nucleares e controle dessas armas."