Panorama internacional

Filipinas adotam nova estratégia de defesa em meio à disputa com Pequim no mar do Sul da China

O secretário de Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, instruiu os militares a aplicarem uma nova estratégia para defender o território e os interesses econômicos do país, dias após o último confronto com navios chineses no disputado mar do Sul da China.
Sputnik
De acordo com a Bloomberg, o Conceito de Defesa Arquipelágica Abrangente, apresentado pelo chefe da defesa em janeiro, faz parte de um esforço para atualizar a capacidade militar da nação do Sudeste Asiático e coordenar os esforços do governo para exploração desimpedida de recursos naturais dentro do Zona Econômica Exclusiva (ZEE).
A estratégia citada foi "adotada pela administração Marcos para a sua abordagem de todo o governo para resolver a disputa marítima com a China", disse o gabinete de Comunicações Presidenciais filipinas disse em um comunicado neste sábado (9).
"Estamos desenvolvendo nossa capacidade de proteger e proteger todo o nosso território e ZEE, a fim de garantir que nosso povo e todas as gerações de filipinos que virão possam colher e desfrutar livremente das riquezas dos recursos naturais que são nossos por direito", Teodoro disse em um comunicado divulgado na sexta-feira (8).
Panorama internacional
Tensão entre Filipinas e China: IMAGENS de satélite mostram barreira de contenção em atol disputado
No início desta semana, navios filipinos e chineses colidiram enquanto navios chineses faziam "manobras de bloqueio perigosas", quatro militares filipinos ficaram feridos, disse Manila. O secretário de Defesa acrescentou que "esta é uma ação estratégica e não precisará de diretrizes constantes para ser executada", disse Teodoro.
Ontem (8), Pequim instou Manila a não cruzar as "linhas vermelhas em relação a Taiwan", acrescentando que as Filipinas não deveriam "brincar com o fogo", conforme noticiado.
Comentar