Panorama internacional

Agricultores no sudoeste da França protestam contra deterioração do setor (VÍDEO)

Os agricultores da cidade francesa de Bordeaux, localizada no sudoeste do país, protestam contra a deterioração do setor agrícola e vitivinícola causada pelas políticas francesas, informou o sindicato francês Coordenação Rural.
Sputnik

"Nos últimos 20 anos, uma em cada quatro explorações agrícolas da Nova-Aquitânia fechou, o número de cabeças de gado diminuiu em centenas de milhares e a produção de vinho está desaparecendo. Exigimos o apoio aos agricultores", disse a presidente do sindicato, Veronique Le Floc'h, em seu discurso publicado nas redes sociais.

Os agricultores organizaram um protesto no contexto da reunião dos conselheiros regionais da Nova-Aquitânia em Bordeaux.
Segundo a rádio France Bleu, delegações de agricultores chegam a Bordeaux de todos os cantos da região, causando engarrafamentos nas estradas. Eles esperam ser recebidos pelos deputados regionais.
Na noite anterior, o sindicato organizou protestos perto do edifício do conselho regional com o objetivo de "salvar 60 mil explorações agrícolas". Algumas centenas de agricultores e cerca de 60 tratores participaram do ato.
Os manifestantes bloquearam a entrada do edifício com vinhas arrancadas e estrume e, de manhã cedo, atiraram pneus e palha perto das barreiras, tentando lhes atear fogo. Como resultado, a polícia de choque interveio e foi forçada a usar gás lacrimogêneo.
A França já está passando por várias semanas de protestos de agricultores. Na quinta-feira passada (7), os manifestantes bloquearam estradas importantes com tratores, palheiros ou mesmo montes de estrume. As estradas estão bloqueadas em torno de grandes cidades, como Toulouse, Estrasburgo, Lyon e Bordeaux.
Panorama internacional
Análise: crise dos agricultores expõe hipocrisia verde e queda da França como celeiro europeu
A Federação Nacional dos Sindicatos Agrícolas da França anunciou uma prorrogação por tempo indeterminado das ações, que no final da semana abrangerão 85 dos 96 departamentos do país.
Os agricultores exigem que a importância da sua profissão seja reconhecida e denunciam a política agrícola do governo, que, na sua opinião, os torna pouco competitivos.
Em particular, os agricultores franceses se opõem à importação de produtos agrícolas, às restrições ao uso de água para irrigação, ao aumento do custo do gasóleo, bem como às medidas restritivas de proteção do ambiente e ao aumento dos encargos financeiros sobre a produção.
Comentar