Os documentos, que foram elaborados entre 2008 e 2016, mostram, entre outras coisas, que medicamentos também foram testados em crianças menores de um ano. A documentação foi encontrada por funcionários da construção civil no subsolo do hospital durante uma reforma na instituição de saúde.
O medicamento experimental em questão, o SB4, foi desenvolvido para tratar a artrite reumatoide, assim, inibe a ação de moléculas chamadas fator de necrose tumoral alfa (TNF-α, na sigla inglês), que desempenham um papel importante no sistema imunológico e estão associadas ao desenvolvimento de inflamação nas articulações.
Entretanto, distúrbios das funções biológicas do TNF-α contribuem para o desenvolvimento de câncer.
Além disso, informações sobre SB4, desenvolvidas pela Biogen Idec Dinamarca, Catalent Pharma Solutions e Fisher Clinical Services UK com a Samsung Bioepis como patrocinadora, indicam o risco de desenvolvimento de diferentes formas de câncer em pacientes tratados com antagonistas do TNF.
Ao mesmo tempo, a ficha informativa e o formulário de consentimento oferecidos aos pacientes "do ensaio" apenas mencionam um risco "raro" de câncer de pele associado a outro medicamento semelhante.
Os documentos encontrados também se referem a outras grandes empresas farmacêuticas globais, incluindo Pfizer, AstraZeneca, Celltrion e Novatris International AG.