A proposta ainda será submetida ao Senado e, se aprovada, a nova margem de mistura de etanol na gasolina vai aumentar, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode atingir 27,5%. A ideia dos parlamentares é solucionar dois problemas de uma só vez: reduzir a importação de gasolina e acelerar a transição energética. É viável? E qual será o impacto para o consumidor?
Para discutir o assunto, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos recebem Carlos Augusto Arentz Pereira, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DESMA/UERJ); Florian Pradelle, professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio e diretor do Instituto de Mobilidade e Energias Sustentáveis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IMES/Puc-Rio); e Lucimar Amaral, doutora em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).