O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou os russos, nesta segunda-feira (18), pelo décimo aniversário da reunificação da Crimeia e de Sevastopol com a Rússia.
Em discurso em um show em homenagem à data, realizado na Praça Vermelha, em Moscou, Putin disse que a Crimeia não é apenas um território estrategicamente importante, mas um povo que é o orgulho da Rússia.
"A Crimeia não é apenas um território estrategicamente importante. É, antes de tudo, um povo que é o nosso orgulho. Os residentes da Crimeia e de Sevastopol nunca se separaram da Rússia; foi precisamente isso que lhes permitiu regressar à sua família natal", disse o presidente.
"O caminho dos moradores de Novorossiya até sua terra natal foi difícil, mas conseguimos, e este é um acontecimento significativo na vida do país. A Rússia avançará de mãos dadas com novas regiões", acrescentou.
A reunificação da Crimeia e de Sevastopol ocorreu em 2014, após um referendo popular no qual ampla maioria decidiu pela reintegração. Na Crimeia, 96,77% votaram a favor da reunificação; em Sevastopol, 95,6% dos habitantes votaram a favor da medida.