Uma proporção recorde de norte-americanos considera os próprios Estados Unidos o principal inimigo do país, revela um levantamento da empresa de pesquisa de opinião pública Gallup.
A porcentagem de entrevistados que apontou os Estados Unidos como seu próprio inimigo principal foi de 5%, de acordo com a pesquisa divulgada na segunda-feira (18). Trata-se do valor mais alto registrado pela Gallup desde que a pergunta foi feita pela primeira vez em 2001.
Anteriormente, não mais do que 2% dos entrevistados consideravam os Estados Unidos o pior inimigo do país. Por exemplo, em 2023 somente 1% dos entrevistados deu essa resposta.
A China e a Rússia mantêm-se como os países considerados maiores inimigos dos EUA, com 41% e 26%, respectivamente. No entanto, as proporções caíram de 50% e 32% em 2023. A percepção da Coreia do Norte como ameaça ao país norte-americano caiu igualmente de 7% para 4% em um ano.
Já as opiniões públicas negativas sobre Irã, Israel e Ucrânia cresceram, subindo de 2% e praticamente inexistentes no caso dos últimos dois para 9%, 2% e 2%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada de 1º a 20 de fevereiro entre 1.016 moradores adultos dos EUA. A margem de erro foi de 4 pontos percentuais.