O apelo por esforços conjuntos foi feito durante a reunião com Bakytzhan Sagintayev, presidente do Conselho da Comissão Econômica da Eurásia (EEC).
Putin destacou as sinergias potenciais entre a UEE e o BRICS, especialmente a iniciativa expansiva da China "One Belt, One Road". Ele ressaltou a compatibilidade do desenvolvimento eurasiático com as estratégias chinesas.
"Sempre afirmamos que esses projetos são compatíveis — nosso desenvolvimento eurasiático e ideias chinesas", afirmou o presidente. "Poderia haver muitos projetos conjuntos e áreas para desenvolvimento em geral", complementou.
Além disso, Putin propôs explorar caminhos para a cooperação no setor bancário, adaptados para acomodar os interesses tanto dos países membros da UEE quanto do BRICS.
Segundo ele, é importante aprimorar a funcionalidade dos sistemas financeiros existentes dentro do quadro do BRICS, alinhando-se aos objetivos russos, mas considerando os interesses mais amplos da UEE.
"Seria ótimo se, em nome da Rússia, mas considerando os interesses dos países membros de nossa organização, oferecêssemos algumas propostas aos nossos colegas."
O líder destacou potenciais benefícios de apresentar propostas conjuntas, fomentar laços mais fortes e capitalizar interesses econômicos compartilhados, citando como exemplo as colaborações existentes entre Rússia, Cazaquistão, Belarus e nações do BRICS.