Panorama internacional

Comissão Eleitoral Central russa declara oficialmente Vladimir Putin presidente eleito do país

A chefe da Comissão Eleitoral Central publicou os resultados finais da eleição presidencial na Rússia, sublinhando que mais de 76 milhões de pessoas votaram em Vladimir Putin.
Sputnik
Um total de 76.277.708 eleitores votou em Vladimir Putin, relatou na quinta-feira (21) Ella Pamfilova, presidente da Comissão Eleitoral Central da Rússia.

"Agora, sobre os resultados gerais da votação: 76.277.708 eleitores votaram em Vladimir Vladimirovich Putin", informou Pamfilova em uma reunião da comissão.

"Em Nikolai Mikhailovich Kharitonov votaram 3.768.470 eleitores, ou 4,31%, em Vladislav Andreevich Davankov – 3.362.484, ou 3,85%, e em Leonid Eduardovich Slutsky – 2.797.629, ou 3,2%", detalhou Pamfilova.
Ela explicou que o comparecimento às urnas foi de 77,49%.
"Em termos absolutos, 87.576.075 eleitores participaram da eleição. Esse indicador nunca tinha sido visto antes na história moderna da Rússia", constatou.
Multimídia
Resultados das eleições presidenciais russas
Ao mesmo tempo, "um total de 388.791 eleitores participou da votação no exterior. Em 2018 houve mais, 484.275 eleitores, sabemos o porquê", declarou a chefe da Comissão Eleitoral Central, acrescentando que neste ano foram organizadas 295 seções eleitorais no exterior, menos do que em 2018, quando houve 401 seções eleitorais.
A Comissão Eleitoral Central notou que a maior porcentagem de cédulas inutilizadas (nulas) ocorreu onde existe grande número de emigrantes russos que saíram do país nos últimos dois anos e onde houve menos votos a favor de Putin, como na Polônia.
Segundo Ella Panfilova, "mercenários, que agora estão no exterior e os que estão aqui", tentaram obter acesso, através do aliciamento de cidadãos russos para estes cederem os dados das suas contas pessoais no sistema eletrônico de serviços públicos russos, "para o destruir por dentro", mas que a integridade do sistema de videomonitoramento das eleições foi preservada.
"Tudo isso deveria ser transferido para superespecialistas em TI no Ocidente, um grupo de pessoas preparadas estava lá, e houve sérios ataques cibernéticos, substituição de imagens e assim por diante", continuou ela, acrescentando que "tomamos medidas, tivemos que fechar algumas das contas, enviá-las para centros de vigilância pública, mas mantivemos todo o sistema de monitoramento eleitoral por vídeo, todas as gravações".
A eleição presidencial na Rússia foi realizada de 15 a 17 de março. Após o processamento de 100% dos boletins de urna, o atual presidente Putin recolheu 87,28% dos votos.
Panorama internacional
Putin: um amálgama de diferentes eras
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar