O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (27) que a Rússia não tem países hostis. Ele disse que o que existem são elites hostis à Rússia em alguns países. A declaração foi dada durante um encontro do presidente russo com trabalhadores do setor cultural, na região de Tver.
"Há muitas conquistas, mesmo naqueles países que hoje chamamos de hostis. Embora não tenhamos países hostis [à Rússia], temos elites hostis nesses países", disse Putin.
Putin sublinhou que há muitas coisas boas na cultura europeia, mas afirmou que também existem muitos problemas nos países do continente europeu atualmente.
Ele acrescentou que a Rússia tem uma oportunidade única de observar o que está acontecendo nos países europeus e na sociedade pós-industrial e responder em conformidade e em tempo útil. O presidente russo afirmou ainda que a cultura é o solo sobre o qual a Rússia se desenvolve.
"Toda a nossa cultura não é uma ferramenta, nem uma arma, é o solo sobre o qual a Rússia se mantém firme, se desenvolve e, graças a pessoas como vocês, se fortalece", disse Putin.
O presidente expressou confiança de que, graças ao trabalho conjunto, a cultura russa florescerá.
"Todo o nosso país, com base na nossa cultura, se mantém firme e se sente confiante, olha com confiança para o futuro graças em grande parte ao seu trabalho", acrescentou.