O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) frustrou nesta sexta-feira (29) as atividades de três cidadãos de um país da Ásia Central que planejavam um ataque terrorista na região russa de Stavropol.
"O Serviço Federal de Segurança da Federação Russa frustrou as atividades terroristas de três cidadãos de um dos países da Ásia Central, que planejavam cometer um ato terrorista por meio de uma explosão em um dos locais de concentração em massa de pessoas na região de Stavropol", diz um comunicado do FSB.
O comunicado acrescenta que foi aberto um processo criminal contra os três suspeitos citados e que foram descobertos artefatos explosivos em suas residências.
"Durante as ações investigativas no local de residência dos réus no caso da região de Stavropol, foram descobertos e apreendidos componentes de um dispositivo explosivo improvisado, substâncias químicas e elementos destrutivos", informa o comunicado.
Na semana passada um ataque terrorista contra o Crocus City Hall, na região metropolitana de Moscou, deixou 143 mortos e mais de 100 feridos. Quatro cidadãos do Tajiquistão foram presos apontados como autores do ataque. O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que o ataque foi cometido por radicais islâmicos e disse que as forças de segurança russas estão trabalhando para desmantelar toda a base terrorista responsável pelo atentado.
Nesta sexta-feira, nove moradores de um subúrbio de Dushanbe, a capital do Tajiquistão, foram detidos por conexões com os autores do ataque. Os detidos também são suspeitos de terem contatos com o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).