De acordo com o canal de TV Tolo News, alguns relatos indicaram que drones foram avistados no espaço aéreo das províncias afegãs de Kandahar e Nimroz nos últimos dias.
"Essas aeronaves pertencem, sem dúvida, aos Estados Unidos, voam e cruzam o espaço aéreo afegão a partir do território de alguns países vizinhos. Todos devem perceber a sua responsabilidade neste assunto e parar a agressão", disse Mujahid em entrevista, conforme divulgou o Tolo News.
O porta-voz dos talibãs sublinhou que os países vizinhos do Afeganistão não deveriam permitir que os drones dos EUA utilizassem o seu espaço aéreo para violar o espaço aéreo afegão.
No início de agosto de 2021, os talibãs intensificaram a sua ofensiva contra as forças governamentais afegãs, entraram em Cabul em 15 de agosto e declararam a guerra no dia seguinte.
Durante as últimas duas semanas de agosto, ocorreu uma evacuação em massa de cidadãos de países ocidentais e de afegãos que com eles colaboravam do aeroporto de Cabul, que estava sob a proteção dos militares americanos.
Na noite de 31 de agosto, os militares dos EUA deixaram o aeroporto de Cabul, encerrando quase 20 anos de presença militar estadunidense no Afeganistão.