A senadora norte-americana Laphonza Butler, do Partido Democrata, disse que a câmara alta do Congresso dos EUA deveria aprovar a legislação de ajuda à Ucrânia, "independentemente da forma que assuma", em meio a propostas para apoiar a Ucrânia com empréstimos ou ativos russos congelados.
"Acho que seja qual for a forma que venha — seja qual for a forma necessária para levar a ajuda à Ucrânia, essa é a forma que devemos seguir", disse Butler na segunda-feira (1º), citada pelo veículo The Hill.
O senador norte-americano Mitt Romney também disse que está aberto a apoiar a Ucrânia através de empréstimos, acrescentando que é improvável que Kiev alguma vez tenha de pagá-los.
No início desta semana, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, disse que pretende fazer avançar a legislação de ajuda à Ucrânia quando a Câmara dos Representantes regressar a Washington após um período de trabalho distrital. A legislação poderia incluir medidas para financiar a Ucrânia com empréstimos ou bens russos apreendidos, afirmou Johnson.