Panorama internacional

Celso Amorim e 'número 2' do GSI de Lula vão a Rússia para debater assuntos de segurança

Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Ivan de Sousa Corrêa Filho, representarão o Brasil em uma reunião sobre assuntos de segurança na Rússia.
Sputnik
O segundo nome mais importante do GSI — atrás apenas do ministro-chefe, Marcos Antonio Amaro dos Santos — estará na XII Reunião Internacional de Altos Funcionários Responsáveis por Questões de Segurança, em São Petesburgo, entre os dias 20 e 27 de abril, conforme publicou o governo federal.
Em outra publicação feita no Diário Oficial da União, foi informado que o assessor para assuntos internacionais do presidente, Celso Amorim, também visitará a cidade, além de Moscou, para encontro com autoridades russas, e Berlim, em encontro com autoridades alemãs.
Panorama internacional
Rússia desponta na luta por soberania digital: que lições o Brasil pode aprender?
Questionado pela Sputnik Brasil sobre as expectativas para o encontro e quais temas devem ser debatidos, o general Corrêa Filho afirmou que se trata de um "fórum de discussão".

"Nós vamos lá para colocar a posição brasileira nos assuntos propostos pelo fórum. Dentro deles, a segurança da informação."

Segundo ele, a última edição, realizada em 2023, também em território russo, reuniu quase 200 países, incluindo o Brasil.
Corrêa Filho esteve nesta quinta-feira (4) em São Paulo, onde participou da LAAD Security & Defence 2024, maior feira de segurança e defesa da América Latina. Ele debateu a importância da segurança da informação.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar