A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) disse ao primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, que planeja atingir uma meta de fornecimento doméstico de 60% para sua primeira instalação de chips no país até 2030.
O CEO da TSMC, C.C. Wei, compartilhou esses objetivos com Kishida no sábado (6), enquanto o primeiro-ministro visitava a fábrica da empresa em Kikuyo, província de Kumamoto.
Nina Kao, porta-voz da empresa de semicondutores, especificou que o objetivo diz respeito aos materiais secundários utilizados no processo de produção de chips, excluindo os integrados nos produtos finais, e não inclui máquinas.
Tóquio injetou ¥ 476 bilhões (cerca de R$ 15,9 bilhões) na primeira fábrica da TSMC, uma parceria de joint venture envolvendo a fabricante taiwanesa de semicondutores e empresas japonesas como Denso, Sony Group e Toyota.
"Acredito que este projeto terá efeitos positivos em todo o Japão. É fundamental não apenas para a indústria de semicondutores, mas também para uma ampla gama de negócios, como veículos elétricos e eletrônicos", disse Kishida à mídia.
As autoridades japonesas preveem que a presença da TSMC vai aumentar as capacidades tecnológicas e as oportunidades de negócios dos fornecedores locais.