Métodos injustos de concorrência
"É difícil confiar no Ocidente como banqueiro porque eles podem confiscar esses ativos. É difícil confiar no Ocidente como parceiro tecnológico porque ele pode dizer: 'Não fornecerei mais tecnologias, apesar de existirem contratos.' O Ocidente não pode ser confiável como país que honra contratos; pelo contrário, mostrou de todas as maneiras possíveis nos últimos anos que os contratos significam pouco para eles, violando assim o princípio básico do direito romano de que os documentos devem ser respeitados", apontou Putin.
Sanções catalisaram desenvolvimento da Rússia
Opções ocidentais são limitadas
"Há 30 anos, em 1994, quando houve um momento unipolar dos EUA, os norte-americanos podiam fazer quase tudo no mundo, e poucas pessoas podiam resistir a eles. Agora a situação mudou. Existem países que agem de forma independente na arena mundial. Estes são a Rússia, a China e a Índia, e podem usar suas tecnologias, expandir o comércio mútuo, e assim por diante. Portanto, os EUA não serão capazes de sufocar completamente a independência desses países", destacou.
"Acho que o projeto [russo-chinês] Power of Siberia 2 precisa ser acelerado, porque em caso de confusão em Taiwan, os norte-americanos poderiam limitar o fornecimento de todos os tipos de commodities para a China por mar. E se houver um gasoduto da Rússia, [a China não sofreria com um possível bloqueio de energia]. As exportações de GNL da Rússia também poderiam ser redirecionadas para a China […] ao longo da segura Rota Marítima do Norte", disse ele.