O envolvimento direto dos países ocidentais no conflito na Ucrânia levaria à Terceira Guerra Mundial, disse na terça-feira (16) o bilionário americano David Sacks.
"Se você se refere a uma zona de exclusão aérea, isso significa abater os aviões russos, e o mundo já teria entrado na Terceira Guerra Mundial", disse Sacks comentando as declarações do investidor e empresário Bill Ackman.
Recentemente, Ackman afirmou que se os EUA e a UE protegessem os céus da Ucrânia, "o mundo seria um lugar mais seguro".
Para Sacks, a Ucrânia está perdendo no conflito com a Rússia não por causa da falta de assistência dos EUA, mas por causa do poder do Exército russo.
"O motivo não é a inação do Congresso [dos EUA] em termos de financiamento adicional. O motivo é que a Rússia tem mais recursos humanos do que a Ucrânia, produz mais artilharia do que o Ocidente e tem superioridade aérea", apontou.
John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse na terça-feira (16) que os EUA não poderiam fornecer à Ucrânia a mesma assistência para repelir ataques aéreos que a Israel, porque são conflitos diferentes.