Moscou tem uma resposta preparada para o confisco dos ativos congelados da Rússia em favor da Ucrânia, anunciou a presidente do Conselho da Federação da Rússia em declarações à Sputnik.
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou no sábado (20) por maioria de votos um projeto de lei para alocar cerca de US$ 61 bilhões (R$ 317 bilhões) para a Ucrânia, e outro projeto de lei que inclui uma provisão para confiscar ativos soberanos russos em favor da Ucrânia.
"Nós também [temos] uma resposta preparada. Temos um projeto de lei que estamos prontos para considerar imediatamente, sobre medidas retaliatórias. Os europeus perderão mais do que nós, e eles certamente têm medo disso. Especialmente no contexto de sua economia em colapso", disse Valentina Matvienko em uma entrevista a Dmitry Kiselev, diretor-geral do grupo midiático Rossiya Segodnya, do qual a Sputnik faz parte.
Ela também referiu que a aprovação de tal medida pela Europa será devastadora para a economia mundial.
"Essa será, em princípio, uma medida sem precedentes na história do mundo, que simplesmente destruirá a economia mundial. Destruirá a confiança na economia mundial. E, é claro, é absolutamente ilegal, ilegítimo. E todos na Europa entendem isso, que isso não pode ser feito", apontou.
A presidente do Conselho da Federação da Rússia notou que, ao prepararem um pacote de sanções antirrussas, os EUA se protegeram de certa forma.
"Mas os europeus sabem que haverá uma resposta muito dura de nossa parte, e uma resposta adequada", garantiu Matvienko.