O líder apontou que os indicadores do início de 2024 foram maiores do que o previsto, enquanto a inflação está lentamente freando.
"O estado atual da economia permite melhorar as previsões do seu desenvolvimento. Muitos especialistas já dizem que até ao final do ano, o PIB da Rússia poderá crescer mais de 3%", disse Putin em uma reunião por videoconferência com membros do governo sobre questões econômicas.
A inflação no país também está a abrandar gradualmente em um contexto de elevada taxa da indústria transformadora, acrescentou Putin.
"Ao mesmo tempo, tradicionalmente, o que é obviamente agradável, taxas mais elevadas são demonstradas pela indústria transformadora. A dinâmica do setor em janeiro demonstrou um crescimento de 7,5%, e em fevereiro já era de mais 13,5%", afirmou.
No começo desta semana, o Fundo Monetário Internacional (FMI) garantiu que a forte atividade econômica, os volumes de exportação de petróleo e outros fatores explicam a previsão de crescimento da Rússia para, pelo menos, até 2025.
Em 2023, a Rússia se tornou a quinta economia com crescimento mais rápido no G20, revelou uma análise da Sputnik com base em dados dos serviços nacionais de estatística. A economia do país cresceu 3,6% no ano passado, compensando totalmente o declínio de 1,2% em 2022, conforme noticiado.