A posição da Rússia no Oriente Médio é "forte", enquanto os Estados Unidos parecem "ridículos", afirmou o coronel aposentado do Exército dos EUA Douglas Macgregor em uma postagem no X.
Expressando crítica em relação à estratégia dos EUA no Oriente Médio, o ex-conselheiro do Pentágono escreveu: "Estrategicamente, [o presidente russo Vladimir] Putin tem todas as cartas no Oriente Médio. Ele é amplamente respeitado na região e tem praticado contenção. Se você olhar para isso como um exercício de promoção, nossa marca está seriamente danificada no Oriente Médio. Nós parecemos ridículos e a Rússia parece forte."
A crise no Oriente Médio continua a ferver, com a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza gerando uma enorme crise humanitária e grande número de mortos civis palestinos. No entanto, a administração Biden, que continua prestando assistência de segurança a Israel, tem sido lamentavelmente incapaz nos seus esforços de gestão de crises.
Basta lembrar como o chefe da Casa Branca Joe Biden foi esnobado pelos aliados do Oriente Médio e a diplomacia fracassada do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Enquanto isso, os esforços liderados pelos EUA para isolar a Rússia em relação ao Oriente Médio falharam estrondosamente.
O presidente russo Vladimir Putin fez uma turnê pelo Oriente Médio em dezembro de 2023 para se encontrar com o sheik Mohamed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos e governante de Abu Dhabi, e o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman Al Saud, enviando uma forte mensagem ao mundo.