"Foi atingido o quartel-general do comando operacional Yug [Sul] das Forças Armadas da Ucrânia, bem como o contingente e equipamento militar do adversário em 112 áreas", aponta o comunicado da entidade militar.
Relata-se também que as unidades russas do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) repeliram nove contra-ataques ucranianos, o adversário perdeu até 410 soldados, um tanque e uma peça de artilharia autopropulsada Dana 2 de produção tcheca.
Nas últimas 24 horas, meios de defesa antiaérea russos derrubaram 29 drones ucranianos, cinco bombas áreas guiadas Hammer da França e um projétil de sistema de lançamento múltiplo de foguetes Uragan.
Na área de três povoados da República Popular de Donetsk (RPD) – Andreevka, Kurdyumovka e Konstantinovka – os militares russos atingiram tropas ucranianas, o adversário perdeu até 400 combatentes, dois obuseiros D-30, duas estações de guerra eletrônica Nota e Anklav, bem como uma estação de radar de luta contrabateria AN/TPQ-50 dos EUA.
Por sua vez, de acordo com o comunicado da entidade militar, o agrupamento de tropas russas Vostok (Leste) tomou posições mais vantajosas e atingiu o contingente e equipamentos militares do Exército ucraniano na região de Zaporozhie e na RPD, detalha o Ministério da Defesa. O adversário perdeu até 110 militares, duas caminhonetes, um obuseiro FH-70 de produção britânica, uma peça de artilharia autopropulsada Gvozdika e uma estação de guerra eletrônica Bukovel-AD.
No total, desde o início da operação especial, foram destruídos 593 aeronaves militares ucranianas, 270 helicópteros, 23.648 veículos aéreos não tripulados, 509 sistemas de mísseis antiaéreos, 15.891 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.275 veículos de combate de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, 9.230 peças de artilharia de campanha e morteiros, além de 21.413 unidades de veículos militares especiais.