Panorama internacional

Passagem entre Israel e Gaza é aberta pela 1ª vez desde o início da escalada do conflito

Pela primeira vez desde o início da atual escalada do conflito entre Palestina e Israel, a passagem da fronteira de Erez foi aberta para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
Sputnik
É o que anunciaram as Forças de Defesa de Israel (FDI) nesta quarta-feira (1º).
Panorama internacional
Especialista: Biden mira unidade radical das FDI com sanções para apaziguar seus eleitores

"Esta medida foi executada de acordo com o direcionamento do governo e como parte da tentativa de aumentar a quantidade de ajuda que entra em Gaza", destacou o anúncio do porta-voz das FDI.

Com a permissão, 30 caminhões transportando ajuda humanitária, incluindo alimentos e equipamento médico, chegaram da Jordânia e, após "cuidadosas inspeções de segurança, entraram na Faixa de Gaza" , segundo o Exército israelense.

Ligação EUA e Israel

Apesar do poderio militar de Israel, especialistas entendem que Tel Aviv não seria capaz de travar múltiplas frentes de combate sem a ajuda do seu principal parceiro, os Estados Unidos, que, apesar de algumas críticas às decisões do governo do premiê Benjamin Netanyahu, seguem apoiando a ofensiva israelense.
O conflito armado na Faixa de Gaza se estende desde 7 de outubro de 2023, quando o grupo Hamas atacou Israel com mísseis. Desde então, as Forças de Defesa de Israel (FDI) têm mantido uma resposta sistemática que já matou mais de 30 mil palestinos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar