O agrupamento de tropas russo Tsentr (Centro) libertou a localidade de Berdychi, na República Popular de Donetsk (RPD), e, junto com o agrupamento Zapad (Oeste), infligiu cerca de 530 baixas ao Exército ucraniano, comunicou nesta quinta-feira (2) o Ministério da Defesa da Rússia.
Além disso, as forças russas destruiram 13 veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsada PzH 2000, um obuseiro M777, repeliram dez contra-ataques adversários e assumiram posições mais dianteiras nesses locais.
Nas áreas de atuação dos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Dniepre, nas regiões de Carcóvia, Zaporozhie e Kherson, e na República Popular de Lugansk, as forças ucranianas perderam cerca de 180 combatentes nas últimas 24 horas.
As forças russas destruíram oito veículos militares, sistemas de artilharia autopropulsada Krab e Akatsiya e obuseiros M777, M198, D-20, D-30 (dois) e M119, melhoraram suas posições e rebateram cinco contra-ataques do inimigo.
Enquanto isso, nas áreas dos agrupamentos Vostok (Leste) e Yug (Sul), na RPD, o Exército russo eliminou até 370 militares da Ucrânia no último dia.
Em termos de equipamento, foram destruídos obuseiros M777 (dois), M198, Msta-B, D-20, D-30, uma estação de guerra eletrônica Nota e três depósitos de munição. Os militares russos bloquearam um ataque ucraniano e avançaram no front.
"Nas últimas 24 horas foram destruídos dois sistemas lançadores múltiplos de foguetes Himars fabricados nos EUA, uma oficina de produção de foguetes e munições, um depósito de foguetes e armas de artilharia das Forças Armadas da Ucrânia", detalhou ainda o ministério.
"Os meios de defesa antiaérea abateram durante as últimas 24 horas 25 veículos aéreos não tripulados ucranianos, duas bombas aéreas guiadas Hammer de fabricação francesa, bem como três foguetes Himars, de fabricação dos EUA, e Uragan."