Chasov Yar cairá inevitavelmente sob ataques do Exército russo, alertou Vadim Skibitsky, o vice-chefe da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia em uma entrevista divulgada na quinta-feira (2) na revista britânica The Economist.
"A preocupação imediata da Ucrânia é a área fortificada na elevação de Chasov Yar. […] É provavelmente uma questão de tempo até a cidade cair de maneira semelhante a Avdeevka", diz Vadim Skibitsky.
Os jornalistas têm destacado a alta importância estratégica de Chasov Yar para as Forças Armadas da Ucrânia. Sua captura abriria o caminho do Exército russo para as últimas grandes cidades da República Popular de Donetsk (RPD) ainda sob o controle de Kiev.
The Economist também referiu que o general considera a situação atual da Ucrânia a mais difícil desde o início do conflito.
O general Skibitsky diz não ter ideia de como a Ucrânia pode vencer no campo de batalha.
Anteriormente, Aleksandr Syrsky, comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, reclamou da difícil situação das tropas ucranianas na linha de frente. Segundo ele, a Rússia tem uma vantagem significativa e está atacando ativamente ao longo de todo o front, o que leva a sucessos táticos.
Ele referiu Ivanovskoe e Chasov Yar, na direção de Kramatorsk, na RPD, como os pontos mais quentes. A situação não é menos crítica para as Forças Armadas ucranianas nas direções de Krasnoarmeisk e Kurakhovo, disse o oficial ucraniano.