Panorama internacional

Mais de 40% dos norte-americanos acreditam que país pode enfrentar guerra civil em breve

O índice foi revelado por uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana Rasmussen Reports. O levantamento aconteceu em contexto de crescente polarização política e conflitos internos com estudantes em todo o país devido ao apoio do governo e das universidades privadas à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
Sputnik
Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados acreditam que é provável o surgimento de uma guerra civil nos Estados Unidos em até cinco anos. "Isso equivale a 106 milhões de adultos que veem o país a caminho do caos", afirma o estudo.
Isso significa que mais de quatro em cada dez cidadãos norte-americanos veem a possibilidade de um conflito interno nos EUA no futuro próximo, uma previsão que reflete a situação do país que, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, procurou se erguer como o farol moral do mundo.
A pesquisa foi divulgada em um contexto de profunda polarização política, com o presidente democrata Joe Biden com altos índices de desaprovação entre a população em geral e sua própria base eleitoral, além de o ex-presidente Donald Trump e adversário nas eleições em novembro diante de um julgamento histórico.
O cenário de tensão cresceu nas últimas semanas em vários centros universitários de todo o país, especialmente em instituições privadas, onde estudantes que rejeitam a política pró-Israel do governo dos EUA têm enfrentado crescente hostilidade, resultando em cenas de brutal violência.
Panorama internacional
Estados Unidos 'estão sendo hipócritas em relação ao TPI e a Israel', diz MRE russo
"A possibilidade de que os Estados Unidos possam em breve enfrentar outra guerra civil não parece muito absurda para muitos eleitores. Essas discussões ganharam impulso depois que o novo filme 'Guerra Civil' estreou como número um nas bilheterias no mês passado", aponta o estudo.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados se o resultado das eleições presidenciais alteraria a probabilidade de um conflito surgir. Para 37% dos entrevistados, uma vitória de Joe Biden tornaria a guerra mais provável, em comparação com 25% que disseram o mesmo sobre um triunfo de Trump.
Outra pesquisa recente da empresa YouGov, publicada em meados de fevereiro, revelou também que quase 25% dos norte-americanos disseram preferir que seu estado se separasse do país. O estudo revelou que o Alasca é a localidade mais separatista, com 36% da população a favor dessa ideia.
Em segundo lugar está o Texas, estado que historicamente exibiu perfil autônomo e independente, e que nos últimos meses esteve nas manchetes devido aos esforços do governador Greg Abbott para desafiar as políticas do governo do presidente Joe Biden em relação às políticas migratórias e de segurança de fronteira.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar