- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Estados Unidos 'estão sendo hipócritas em relação ao TPI e a Israel', diz MRE russo

© Sputnik / Natalia SeliverstovaPrédio do Ministério das Relações Exteriores em Moscou. Rússia, 27 de maio de 2023
Prédio do Ministério das Relações Exteriores em Moscou. Rússia, 27 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2024
Nos siga no
Os Estados Unidos estão sendo hipócritas ao se oporem à investigação do Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre Israel enquanto apoiaram o mandado do tribunal para a prisão do presidente Vladimir Putin, disse a Chancelaria russa nesta terça-feira (30).
O TPI — que pode acusar indivíduos de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio — está investigando o ataque do Hamas em 7 de outubro e a devastadora retaliação militar de Israel na Faixa de Gaza. Na semana que vem, a guerra entra em seu sétimo mês.
Na segunda-feira (29), a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que os Estados Unidos não apoiavam a investigação do TPI sobre Israel e não acreditavam que o tribunal tivesse jurisdição.
No entanto, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russa, Maria Zakharova, apontou hoje (30) para a hipocrisia com que a Casa Branca diz não apoiar a investigação.

"Washington apoiou totalmente, se não estimulou, a emissão de mandados do TPI contra a liderança russa. Mas o sistema político americano não reconhece a legitimidade dessa estrutura em relação a si mesmo e aos seus satélites", disse Zakharova, acrescentando que tal posição era intelectualmente "absurda".

Congressistas norte-americanos chegaram a elaborar uma lei para sancionar os membros do TPI que participam de investigações "contra os Estados Unidos e seus aliados", informou a agência Axios, citando o chefe do Comitê das Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, Michael McCaul.
Nuvens de fumaça explodem durante o bombardeio israelense na vila de Alma al-Shaab, no sul do Líbano, em 25 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.04.2024
Panorama internacional
Netanyahu: 'Decisões do TPI não afetarão ações de Israel'; ONU define 14 anos para 'limpeza' de Gaza
Em março de 2023, o TPI anunciou a emissão de um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, por supostos crimes de guerra. O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na época que a decisão do TPI era justificada.
A Rússia afirma que o mandado contra Putin é uma tentativa sem sentido do Ocidente de manchar a reputação russa e nega crimes de guerra na Ucrânia, acrescentando que o Ocidente ignorou os crimes da Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала