Panorama internacional

Presidente reeleito Vladimir Putin toma posse na Rússia (VÍDEOS)

Hoje, terça-feira (7), o presidente reeleito russo, Vladimir Putin, toma posse na Rússia. Como tradição, desde o ano de 2000, a cerimônia de posse do chefe de Estado eleito ocorre no dia 7 de maio.
Sputnik
A Constituição da Rússia estabelece que, ao assumir o cargo, o presidente da Federação presta juramento ante os membros da Assembleia Federal, parlamento russo, e os juízes da Corte Constitucional. A partir de 2000, a posse ocorre nos salões do Grande Palácio do Kremlin, residência oficial do presidente russo.
A lista de participantes da posse é determinada pelo Serviço de Protocolo Presidencial. Os membros do governo, os deputados da Duma de Estado e do Conselho da Federação, os chefes da administração presidencial, os juízes da Corte Constitucional e o corpo diplomático são obrigados a comparecer à cerimônia.
Durante a posse de um chefe de Estado recém-eleito, são usados os símbolos do poder presidencial – a insígnia presidencial (uma cruz de pontas iguais com extremidades que se expandem) e seu estandarte – bem como uma cópia especial da Constituição, geralmente mantida na Biblioteca Presidencial, sobre a qual o presidente faz o juramento de posse. A posse começa às 12h00 na hora de Moscou (06h00, horário de Brasília) e dura cerca de uma hora.
O locutor anuncia o início da cerimônia de posse do presidente.
Os porta-bandeiras levam a bandeira nacional da Rússia e o estandarte presidencial através do Salão de São Jorge e do Salão de Santo Alexandre do Grande Palácio do Kremlin.
A Constituição e a insígnia do presidente da Rússia são colocadas no pódio onde o chefe de Estado fará o juramento.
Ao pódio sobem os presidentes das duas câmaras do parlamento, Valentina Matvienko e Vyacheslav Volodin, e o presidente da Corte Constitucional, Valery Zorkin.
O presidente eleito Vladimir Putin sai de seu gabinete de trabalho e se dirige ao local da cerimônia de posse.
Vladimir Putin se dirige à cerimônia na nova limusine Aurus Senat.
Um pouco antes do meio-dia, o presidente eleito da Rússia, acompanhado da caravana presidencial, chega ao Grande Palácio do Kremlin.
Na entrada do palácio, o presidente recebe o relatório do comandante responsável do Kremlin.
Vladimir Putin entra no Grande Palácio do Kremlin pela portaria principal, passa pelos convidados e guardas do Regimento Presidencial, pelo Salão de São Jorge e pelo Salão de Santo Alexandre.
A orquestra presidencial toca a composição "Nosso Presidente", escrita especialmente para a posse.
Exatamente às 12h00, o presidente eleito entra no Salão de Santo André e sobe ao pódio.
O presidente da Corte Constitucional pede ao presidente eleito da Rússia que preste juramento.
O presidente eleito, com a mão direita na Constituição, pronuncia o seu juramento. O texto do juramento presidencial é determinado pelo artigo 82 da Constituição: "Juro no exercício do mandato do presidente da Federação da Rússia respeitar e proteger os direitos e liberdades do homem e do cidadão, obedecer e defender a Constituição da Federação da Rússia, defender a soberania e a independência, segurança e integridade do Estado, servir fielmente o povo".
O presidente da Corte Constitucional anuncia que o presidente eleito tomou posse.
Soa o hino nacional da Rússia. A bandeira presidencial é elevada acima da cúpula da residência presidencial no Kremlin.

No seu discurso de posse, Vladimir Putin garantiu que os interesses de segurança do povo russo serão primordiais para ele. Putin agradeceu especialmente a todos os russos que lutam pela Pátria. Putin disse também que a escolha do povo russo na eleição presidencial confirmou a sua determinação em defender firmemente a liberdade e os interesses nacionais da Rússia.

A Rússia não recusa o diálogo com os países ocidentais, a escolha é deles, ressaltou o presidente russo. Putin concluiu seu discurso inaugural com as palavras "Juntos venceremos".
No final do discurso, soa a composição patriótica de Mikhail Glinka "Slavsya" ("Glória").
Do lado da avenida marginal do Kremlin é feita uma salva de artilharia de 30 tiros. Esta é a maior salva na hierarquia das honras militares, uma vez que o chefe de Estado é o comandante supremo das Forças Armadas russas.
No final da cerimônia de posse, o presidente desce pela grande escadaria do Palácio das Facetas até a Praça das Catedrais do Kremlin, onde vai ocorrer o desfile do Regimento Presidencial.
A cerimônia de posse do presidente chegou ao fim.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar