"Eles [a Rússia] começaram a usar muito mais drones de combate. […] Isso não acontecia antes. Havia de fato ataques, mas não em tal escala. Agora é realmente assustador", disse ele.
O comandante ucraniano enfatizou a variedade de veículos aéreos não tripulados russos – apenas o drone Lancet, segundo ele, é usado em várias modificações com diferentes tipos de cargas.
O artilheiro Andrei Stavnichy, por sua vez, acrescentou que os drones muitas vezes não permitem que a artilharia ucraniana apoie efetivamente as tropas no campo de batalha.
"Eles têm um grande número de drones Zala e Orlan. Às vezes acontece que, quando eles atacam ativamente, nós [a artilharia ucraniana] não conseguimos sair, porque por cima de nós constantemente algo está voando. Isso é um problema", disse Stavnichy.
A mídia ocidental tem repetidamente notado a eficácia e o poder destrutivo dos drones russos. Por exemplo, a revista Forbes relatou que a Rússia produz em massa esse equipamento para combater as Forças Armadas da Ucrânia, deixando inoperável um grande número de veículos blindados e de artilharia do Exército ucraniano.