"Finlândia, Estônia, Lituânia, Letônia e Polônia assinaram hoje um acordo conjunto em Vilnius [capital da Lituânia] para fortalecer e unificar o monitoramento da União Europeia sobre o cumprimento das sanções contra a Rússia", diz o comunicado de imprensa.
O acordo prevê ações conjuntas em relação a obrigações aduaneiras a importadores e produtores de bens. Por exemplo, a apresentação de documentações adicionais e uma lista de outras ações destinadas a combater a evasão das sanções.
Os cinco países têm apresentado forte tendência russofóbica nos últimos anos, sendo os principais a se utilizar da retórica para perseguir o povo russo e aumentar seus gastos em defesa.
A Federação da Rússia afirmou repetidamente que o país não terá problemas em lidar com a pressão das sanções que o Ocidente exerce sobre a Rússia há anos, e observou que o Ocidente não tem coragem de admitir o fracasso das sanções contra o país.
Nos próprios países ocidentais, opiniões têm sido repetidamente expressas de que as sanções antirrussas são ineficazes.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou anteriormente que a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente, e as sanções desferiram um duro golpe em toda a economia global. Segundo ele, o principal objetivo do Ocidente é piorar a vida de milhões de pessoas.