Panorama internacional

Polícias europeias detêm pelo menos 16 pessoas por comemorações do Dia da Vitória

As polícias da Alemanha e da Letônia detiveram cidadãos que estavam comemorando o Dia da Vitória nesta quinta-feira (9). Em Berlim, cerca de dez pessoas foram detidas, enquanto na Letônia seis pessoas foram apreendidas pelas forças policiais.
Sputnik
Comemorado no dia 9 de maio, o Dia da Vitória celebra a vitória da União Soviética (URSS) contra a Alemanha nazista na Grande Guerra pela Pátria.
Segundo reportou o jornal alemão Bild, no dia anterior às comemorações, a polícia de Berlim anunciou uma série de proibições relacionadas ao ato como a proibição de bandeiras da Rússia e da URSS, fitas de São Jorge e o uso de uniformes militares.
Além disso, os celebrantes também não poderiam cantar marchas nem canções militares, e os caracteres "V" e "Z" foram proibidos.
Cerca de dez pessoas violaram as regras de carregar fitas de São Jorge e insultaram os policiais.
Notícias do Brasil
Consulado da Rússia homenageia o Dia da Vitória em evento no Rio de Janeiro
Na Letônia, as prisões se deram nas cidades de Rezekne, Daugavpils e Salaspils. Também foram abertos vários casos de infração administrativa por celebrantes colocarem flores em locais de monumentos militares demolidos, informou o portal Jauns.
Em Salaspils, onde ficava um campo de concentração durante a guerra, três pessoas também foram detidas por cantarem canções que supostamente glorificavam a Rússia, e uma delas tinha uma fita de São Jorge presa às roupas, informou a publicação.
Ainda em Salaspils, outro homem foi detido por supostamente "não obedecer às instruções", noticiou o jornal.
Um residente de Daugavpils também foi detido por causa de uma fita de São Jorge presa a uma mochila, e em Rezekne um homem foi detido por colocar flores no local de um monumento demolido aos soldados soviéticos.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar