https://noticiabrasil.net.br/20240509/consulado-da-russia-homenageia-o-dia-da-vitoria-em-evento-no-rio-de-janeiro-34513196.html
Consulado da Rússia homenageia o Dia da Vitória em evento no Rio de Janeiro
Consulado da Rússia homenageia o Dia da Vitória em evento no Rio de Janeiro
Sputnik Brasil
O evento foi realizado no Memorial dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, e contou com a presença do cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Andrei Petrov... 09.05.2024, Sputnik Brasil
2024-05-09T16:23-0300
2024-05-09T16:23-0300
2024-05-09T16:57-0300
notícias do brasil
brasil
rússia
vladimir putin
rio de janeiro
moscou
união soviética
sputnik brasil
força expedicionária brasileira
dia da vitória
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/05/09/34513369_0:219:1280:939_1920x0_80_0_0_71b49445f93cd70db240f90049d891c8.jpg
O Consulado da Rússia promoveu, nesta segunda-feira (9), no Rio de Janeiro, um evento em homenagem ao 79º aniversário do Dia da Vitória, que celebra a vitória da União Soviética (URSS) contra a Alemanha nazista na Grande Guerra pela Pátria — período da Segunda Guerra Mundial (1944–1945) limitado às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados.A homenagem ocorreu no Memorial dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, Zona Sul da cidade. O memorial é dedicado à memória dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram contra o nazifascismo na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.A Sputnik Brasil acompanhou o evento, que contou com a presença do cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Andrei Petrov, do assessor de Relações Internacionais do estado do Rio de Janeiro, Pedro Vicente Canesin Bittencourt e do Grupo de Estudos 9 de Maio. Flores foram colocadas no memorial como tributo aos soldados desconhecidos.Petrov falou sobre a importância da data histórica para lembrar "os heróis que salvaram a Rússia, o modo de vida russo e a cultura do país".O professor de história Eden Pereira Lopes da Silva, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e membro do Grupo de Estudos 9 de Maio, afirmou que a data marca "um momento crucial na história da humanidade".Ele enfatiza que "Brasil e URSS tiveram contribuições essenciais para a derrota do nazismo da Europa"."Isso precisa ser lembrado hoje, sobretudo no momento que o Brasil e a Rússia em conjunto, globalmente, resgatam essa memória, essa lembrança do combate ao fascismo e da importância que isso traz para o dia presente", destaca o professor.Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, discursou durante a parada militar na Praça Vermelha, em Moscou, realizada em homenagem à data."Homenageamos nossos pais e avôs, bisavôs. Eles defenderam nossa terra natal e esmagaram o nazismo, libertaram os povos da Europa e alcançaram o auge de valentia militar e diligência no trabalho", disse o presidente russo.Putin enfatizou que a celebração da data ocorre em um momento em que a Rússia passa "por um período difícil e marcante".
brasil
rio de janeiro
moscou
alemanha
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/05/09/34513369_0:0:1280:960_1920x0_80_0_0_386c27cc03ca820ba15b95141e15638b.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
brasil, rússia, vladimir putin, rio de janeiro, moscou, união soviética, sputnik brasil, força expedicionária brasileira, dia da vitória, nazismo, alemanha, segunda guerra mundial, grande guerra pela pátria, exclusiva
brasil, rússia, vladimir putin, rio de janeiro, moscou, união soviética, sputnik brasil, força expedicionária brasileira, dia da vitória, nazismo, alemanha, segunda guerra mundial, grande guerra pela pátria, exclusiva
Consulado da Rússia homenageia o Dia da Vitória em evento no Rio de Janeiro
16:23 09.05.2024 (atualizado: 16:57 09.05.2024) Especiais
O evento foi realizado no Memorial dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, e contou com a presença do cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Andrei Petrov. Flores foram colocadas no memorial como tributo aos soldados desconhecidos.
O Consulado da Rússia promoveu, nesta segunda-feira (9), no Rio de Janeiro, um evento em homenagem ao 79º aniversário do
Dia da Vitória, que celebra a vitória da
União Soviética (URSS) contra a Alemanha nazista na Grande Guerra pela Pátria — período da Segunda Guerra Mundial (1944–1945)
limitado às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados.
A homenagem ocorreu no Memorial dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, Zona Sul da cidade. O memorial é dedicado à memória dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram contra o nazifascismo na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
A Sputnik Brasil acompanhou o evento, que contou com a presença do cônsul-geral da Rússia no Rio de Janeiro, Andrei Petrov, do assessor de Relações Internacionais do estado do Rio de Janeiro, Pedro Vicente Canesin Bittencourt e do Grupo de Estudos 9 de Maio. Flores foram colocadas no memorial como tributo aos soldados desconhecidos.
Petrov falou sobre a importância da data histórica para lembrar "os heróis que salvaram a Rússia, o modo de vida russo e a cultura do país".
"O dia 9 de maio é muito importante, é importantíssimo. É um dia histórico para o nosso país, para o nosso povo da Rússia, porque ganhamos uma guerra que foi contra o nosso país, contra todo o nosso Estado. Ganhamos significando muitas vidas, mas ganhamos porque tratava de extinção da Rússia como era. E por isso você pode perguntar a qualquer pessoa na rua, por exemplo, em Moscou. Se eles têm um parente, um avô, alguém mais que participou dessa guerra, ele vai dizer que sim. Quase cada família russa tem parentes que participaram dessa Grande Guerra pela Pátria. Por isso, significa tanto para nós lembrar os heróis que salvaram o país e salvaram o nosso modo de vida, nossa cultura."
O professor de história Eden Pereira Lopes da Silva, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre África, Ásia e as Relações Sul-Sul (NIEAAS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e membro do Grupo de Estudos 9 de Maio, afirmou que a data marca "um momento crucial na história da humanidade".
"Nunca foi tão importante a gente falar e discutirmos hoje sobre a luta contra o fascismo. Vivemos um momento global muito conturbado. Acredito que lembrar do sacrifício dos nossos irmãos e irmãs que há 79 anos dedicaram suas vidas, toda a sua juventude, para poder extirpar o mal desse mundo, que foi o fascismo, foi uma contribuição fundamental."
Ele enfatiza que "Brasil e URSS tiveram contribuições essenciais para a derrota do nazismo da Europa".
"Isso precisa ser lembrado hoje, sobretudo no momento que o Brasil e a Rússia em conjunto, globalmente, resgatam essa memória, essa lembrança do combate ao fascismo e da importância que isso traz para o dia presente", destaca o professor.
Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin,
discursou durante a parada militar na Praça Vermelha, em Moscou, realizada em homenagem à data.
"Homenageamos nossos pais e avôs, bisavôs. Eles defenderam nossa terra natal e esmagaram o nazismo, libertaram os povos da Europa e alcançaram o auge de valentia militar e diligência no trabalho", disse o presidente russo.
Putin enfatizou que a celebração da data ocorre em um momento em que a Rússia passa "por um período difícil e marcante".
"Hoje, no Dia da Vitória, percebemos isso de forma ainda mais aguda e clara, e sempre tomamos como exemplo a geração dos vencedores — corajosa, nobre e sábia — por sua capacidade de preservar a amizade e suportar as dificuldades com firmeza, de sempre confiar em si mesmos e em seu país, de amar a pátria com sinceridade e altruísmo", afirmou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).