O enviado especial para a implementação das sanções da UE, David O'Sullivan, visitará o Sudeste Asiático na próxima semana e tinha planejado se encontrar com autoridades vietnamitas de 13 a 14 de maio, mas Hanói pediu para adiar a reunião porque "as autoridades estavam demasiado ocupadas para se encontrarem com ele", disse à agência britânica um diplomata com conhecimento direto da situação.
A mídia relata que três outros diplomatas confirmaram o adiamento da visita, tendo um deles afirmado que o Vietnã sugeriu julho como data alternativa. O declínio para reunião acontece antes de uma possível visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, à capital vietnamita.
Dois dos diplomatas, ouvidos pela mídia, e outra pessoa familiarizada com as discussões associaram o atraso aos preparativos para possível visita de Putin. Uma fonte disse que a visita do líder russo poderia ser "prejudicada" por negociações com o enviado europeu.
Uma porta-voz da chancelaria vietnamita disse em entrevista coletiva regular nessa quinta-feira (9) que Hanói estava discutindo com a UE uma data para a reunião. Questionada sobre a possível visita de Putin, ela disse que a informação seria compartilhada "em um momento adequado".
Os líderes vietnamitas convidaram repetidamente Putin para ir ao Vietnã nos últimos meses, a última vez que o líder esteve no país foi em 2017.
Pouco depois de a Reuters ter noticiado o assunto, a delegação diplomática da UE em Hanói emitiu um comunicado descrevendo o adiamento da reunião como "decepcionante" e disse que estava a discutir uma nova data com as autoridades vietnamitas.