"Vou dizer para vocês que olho com otimismo sobre a maneira como nossos rapazes estão montando suas ações já dentro dos limites de Chasov Yar. Mas é preciso ter cuidado aqui, para não prejudicar. Posso dizer que Chasov Yar, é claro, será libertada", frisou ele.
De acordo com o chefe da RPD, o ritmo de progresso do Exército russo foi elaborado tendo em conta a tarefa definida pelo presidente da Rússia – para preservar os militares.
"Portanto, precisamos avançar diariamente, tal como demonstram nossos soldados, mas ao mesmo tempo 'não [de maneira] desenfreada – para a frente', sem ter em conta as perdas, ou seja, o ritmo, exatamente aquele que precisamos agora. É por isso que vemos sem quaisquer anúncios de vitórias, mas uma libertação certa do território da RPD, do território de Donbass. Então aqui eu acho que o ritmo escolhido é ótimo", ressaltou Pushilin.
A cidade de Chasov Yar é de grande importância operacional e estratégica. Ela se situa em uma elevação dominante, que abre caminho para a maior aglomeração urbana na república de Donetsk que está sob o controle das forças ucranianas – Slavyansk e Kramatorsk, bem como para a cidade de Konstantinovka.