Joe Biden, presidente dos EUA, confundiu o cargo de Kim Jong-un, líder supremo da Coreia do Norte, durante um discurso de campanha de sexta-feira (10) na Califórnia.
Biden, que busca a reeleição para outro mandato de quatro anos, criticou Donald Trump, anterior presidente (2017-2021) e rival político, listando seus aparentes erros de política.
"Nunca esqueceremos suas cartas de amor [de Trump] ao presidente sul-coreano Kim Jong-un, ou sua admiração por [presidente russo Vladimir] Putin – que grande líder Putin é", disse o presidente dos EUA.
A nova gafe de Biden ocorre pouco mais de um ano depois que ele recebeu seu colega sul-coreano Yoon Suk-yeol na Casa Branca e os dois tiveram um luxuoso jantar de Estado.
Pouco tempo depois, em agosto de 2023, os dois líderes participaram de uma cúpula trilateral no retiro presidencial de Camp David, juntamente com Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão.
No início desta semana, Trump parecia ter previsto a confusão de Biden.
"Temos um presidente que não consegue lidar com Putin ou Xi da China ou Kim Jong-un da Coreia do Norte; ele nem sabe quem eles são", disse ele durante um discurso.
Biden tem sido conhecido por seus frequentes episódios de lapsos mentais ou físicos durante a presidência, que começou em janeiro de 2021.