Os militares ucranianos carecem de equipamentos para construir fortificações, a fila de espera para escavadeiras não é menor do que para armas, disse na segunda-feira (13) uma legisladora da Suprema Rada ucraniana.
"Há alguns meses, meus colegas e eu fizemos uma viagem de inspeção à fronteira entre a Ucrânia e a Rússia. E vimos a verdade: a um quilômetro do inimigo temos trincheiras até os joelhos [...]. Ausência total de uma linha de defesa moderna e campos minados", escreveu Irina Geraschenko.
Segundo ela, mais dinheiro foi alocado para estradas perto de Volchansk em 2023 do que para trincheiras na mesma direção.
"E agora a fila de espera para escavadeiras e os pedidos de brigadas por equipamentos de escavação não são menores do que para armas", observou ela.
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky chamou no domingo (12) de "extremamente difícil" a situação das Forças Armadas da Ucrânia na região de Carcóvia, especialmente em Volchansk. O seu Estado-Maior também reconheceu como difícil a situação operacional na região e notou um "sucesso tático" das tropas russas.