Em seu novo trabalho como secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu monitorará o trabalho do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, conforme explicou o Kremlin nesta segunda-feira (13).
Até recentemente, essa área era vinculada de maneira direta ao Ministério da Defesa, mas há pouco tempo foi retirada da pasta e passou a responder ao Conselho de Segurança. Sergei Shoigu, portanto, tem experiência na supervisão desse órgão, uma vez que foi ministro da Defesa cerca de 12 anos.
"O secretário do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, Sergei Shoigu, supervisionará o trabalho do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar, mas ele não será o chefe direto desse serviço", disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, a repórteres.
O atual chefe do Serviço Federal Russo de Cooperação Técnico-Militar é Dmitry Shugaev, acrescentou o porta-voz. Shoigu também servirá como vice-presidente na Comissão Industrial Militar do país.
O que é o Conselho de Segurança da Rússia?
O Conselho de Segurança russo é um órgão consultivo, e sua principal tarefa é desenvolver as diretrizes da política estatal sobre segurança nacional e política externa e militar estatal, assim como coordenar as atividades das agências governamentais nesses domínios.
Criado em 1992, o Conselho é liderado pelo presidente russo, que tem autoridade para nomear os seus membros. Os membros permanentes do Conselho são o secretário e o chefe do governo russo.
Em 2020, a função de vice-presidente do Conselho foi criada e atribuída a Dmitry Medvedev, que continua a ocupar esse cargo. Atualmente, o presidente Vladimir Putin preside o Conselho, com membros como o primeiro-ministro Mikhail Mishustin e o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin. As reuniões do Conselho são normalmente realizadas às sextas-feiras, a portas fechadas.
Além disso, o Conselho também tem as funções de:
elaborar leis e programas federais com fins especiais na área de segurança;
prever e analisar ameaças à segurança nacional, inclusive no domínio da política socioeconômica, além de desenvolver medidas para neutralizá-las;
desenvolver documentos conceituais e doutrinários, incluindo a Estratégia Nacional de Segurança da Rússia.
Além disso, o Conselho prepara propostas ao chefe de Estado:
sobre a cooperação técnico-militar da Rússia com países estrangeiros;
sobre medidas econômicas especiais para garantir a segurança nacional;
sobre a introdução, a prorrogação e o cancelamento dos estados de emergência;
de coordenação e avaliação da eficácia das autoridades executivas no domínio da segurança.