Os astros estão no halo da Via Láctea, que é um manto de estrelas que rodeia o disco galáctico. As estrelas estão relativamente perto de nós, a apenas 30.000 anos-luz da Terra. Os pesquisadores descobriram que as estrelas têm entre 12 bilhões e 13 bilhões de anos, apontando que elas remontam ao tempo das estrelas mais antigas que podemos observar, escreve Quartz.
As primeiras estrelas em todo o cosmos não surgiram antes de o Universo ter cerca de 100 milhões de anos. Vale destacar que a idade do Universo é de aproximadamente 13,82 bilhões de anos.
Hubble da NASA mostra que Via Láctea tem colisão frontal como seu destino (imagem referencial)
© flickr.com / NASA Goddard Space Flight Center
As estrelas foram detectadas em dados coletados pelo telescópio Magellan-Clay do Observatório Las Campanas. Os astros analisados são pobres em metais – especificamente carentes de estrôncio e bário – semelhante às estrelas anteriormente encontradas em galáxias anãs ultrafracas, algumas das galáxias mais antigas que também podem ser os blocos de construção da Via Láctea.
Tal como as estrelas recém-detectadas – e outro grupo de estrelas que giram perto do centro galáctico – Earendel, a estrela mais antiga conhecida, é pobre em metais, indicando que se formou tão cedo no Universo que elementos mais pesados ainda não haviam encontrado o caminho para estrelas como o nosso Sol.