Panorama internacional

Opiniões de Fico contra o Ocidente podem ter motivado atentado, diz parlamentar russo

O presidente do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma de Estado (câmara baixa do Parlamento russo), Leonid Slutsky, sugeriu que o ataque ao primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, pode ter sido motivado por suas opiniões políticas, que não se alinham aos padrões ocidentais.
Sputnik
Fico sofreu uma tentativa de assassinato nesta quarta-feira (15). Ele passou por uma cirurgia devido a uma hemorragia abdominal e segue em estado delicado.

"A tentativa de matar o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, é uma verdadeira atrocidade. […] Há uma grande probabilidade de que eles quisessem matar Robert Fico por causa de suas opiniões políticas, que não se enquadram nos estereótipos de hegemonia e nos padrões duplos do Ocidente", disse Slutsky em suas redes sociais.

Fico tem sido alvo de críticas por parte de alguns setores ocidentais devido às suas políticas que divergem dos padrões predominantes no Ocidente.
A presidente eslovaca, Zuzana Caputová, condenou veementemente o ataque, descrevendo-o como um ataque à democracia e à humanidade. "A violência é absolutamente inaceitável. O discurso de ódio que testemunhamos na sociedade leva a atos odiosos. Por favor, vamos parar com isso", afirmou em suas redes sociais.
Panorama internacional
Putin declara que não há justificativas para ataque contra Fico (VÍDEO)
As autoridades eslovacas prenderam o suspeito do ataque, identificado como Juraj Centula, um escritor de 71 anos e fundador de um clube literário, conforme relatado pela emissora local Markíza.
O embaixador russo em Bratislava, Igor Bratchikov, condenou o ataque e desejou uma rápida recuperação para Fico, enquanto enfatizava a necessidade de punir os responsáveis.
O incidente ocorreu durante uma reunião do governo. Fico foi levado às pressas para uma unidade de terapia intensiva (UTI) após o ataque. As investigações seguem em andamento.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar