- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin declara que não há justificativas para ataque contra Fico (VÍDEO)

© Sputnik / Sergey Guneev / Acessar o banco de imagensReunião entre o presidente russo, Vladimir Putin (à esquerda), e o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, em 2 de junho de 2015
Reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin (à esquerda), e o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, em 2 de junho de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2024
Nos siga no
Especiais
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que não há justificativas para o ataque contra o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.
Putin enviou uma carta para a presidente do país, Zuzana Caputova, na qual descreveu o premiê como um homem "corajoso e incansável" e que essas qualidades o ajudarão nessa situação difícil.

"Cara senhora presidente, tomei conhecimento com tristeza do atentado contra a vida de Robert Fico, o líder do governo da Eslováquia. Este crime hediondo não tem justificativa."

O primeiro-ministro eslovaco sofreu um atentado nesta quarta-feira (15) enquanto realizava um discurso público na cidade de Handlova, a 190 km da capital, Bratislava. Em uma publicação em sua página oficial no Facebook (plataforma proibida na Rússia por extremismo), a equipe de Fico afirmou que o político foi transportado de helicóptero para um hospital da cidade de Banska Bystrica.
Após ser atingido por dois disparos, um no peito e um na barriga, Fico passa por uma operação, e seu estado é grave, relataram as autoridades.
O autor dos tiros, Juraj Cintula, escritor eslovaco de 71 anos, tentou fugir do local, mas foi capturado em meio à multidão. Cintula é um apoiador do partido de oposição pró-ocidental Eslováquia Progressista.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante reunião com representantes no Kremlin, em 20 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2024
Panorama internacional
Aumento de gastos com defesa e segurança dão ímpeto ao desenvolvimento das indústrias, diz Putin
Fico opôs-se repetidamente ao fornecimento de armas à Ucrânia e também afirmou que bloquearia a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma vez que isso significaria o início da Terceira Guerra Mundial.
Segundo Fico, o conflito na Ucrânia começou em 2014, com "o comportamento desenfreado dos neonazis ucranianos", e a Rússia foi enganada ao acreditar que a OTAN iria parar de se expandir. O primeiro-ministro da Eslováquia também visa colocar o país como um intermediário entre a Rússia e a Europa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала