A expectativa é de uma agenda movimentada no primeiro dia, que vai contar com um encontro entre os presidentes russo e chinês, Vladimir Putin e Xi Jinping, conforme relatado pelo assessor diplomático da presidência russa, Yuri Ushakov.
Os dois líderes terão uma reunião em formato reduzido e outra mais ampla. Após o término das conversas, as partes assinarão vários acordos e documentos. Além disso, Putin e Xi aprovarão uma declaração conjunta e depois conversarão com a imprensa.
Na quinta (16), segundo Ushakov, os presidentes darão um passeio em um parque perto do palácio chinês. A conversa continuará durante um jantar com a participação de vários membros das delegações.
Antes disso, Putin e Xi assistirão a uma recepção em nome do presidente da China e também concerto solene em comemoração ao 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Rússia e China. Além disso, Vladimir Putin também planeja se encontrar com o primeiro-ministro chinês Li Qiang.
Já em Harbin, a programação com o presidente russo inclui a participação na abertura da 8ª Expo Russo-Chinesa e, também, do 4º Fórum Russo-Chinês sobre Cooperação Interregional. Na sequência, há um encontro com o vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, e o líder russo ainda vai depositar uma coroa de flores no monumento aos soldados soviéticos que libertaram a cidade dos invasores japoneses em 1945.
Além disso, Putin visitará a Igreja Ortodoxa da Intercessão da Mãe de Deus e o Instituto de Tecnologia de Harbin, onde deve conversar com alunos e professores.