O trecho da BR-381 para a concessão é de 303,4 quilômetros, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais. Para atrair investidores interessados, a ANTT fez uma revisão abrangente da proposta, com a retirada da necessidade de obras em partes mais críticas, que ficarão a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A expectativa é de que o edital seja publicado nesta sexta (17) no Diário Oficial da União. Entre as melhorias, estão a conclusão de 27,83 km de duplicação já iniciadas pelo governo federal a partir de 2014, além de outros 106,44 km de novos trechos. Também estão previstos a implantação de 9,7 km de vias marginais, 83 km de faixas adicionais, 15 passagens de fauna, uma rampa de escape e 20 passarelas. Já melhorias entre os quilômetros 427 e 458,4 da rodovia serão executados pelo DNIT.
"Serão 30 anos de concessão que garantirão mais fluidez e segurança na rodovia, que desempenha um papel fundamental no fluxo logístico e econômico de Minas Gerais e do país", aponta nota divulgada pela ANTT.
A expectativa é de investimentos de mais de R$ 9 bilhões na região, que há décadas aguarda pela duplicação de uma das rodovias que mais provoca mortes no Brasil. "A concessão da BR-381/MG ainda tem o potencial de gerar aproximadamente 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de oportunidades de trabalho na região de Minas Gerais", acrescenta o órgão.
Conforme a agência, o vencedor do leilão será quem oferecer o maior desconto tarifário.