Panorama internacional

Rússia vai integrar sistema de monitoramento de drones em sua aviação civil

Um novo sistema de monitoramento de veículos aéreos não tripulados (VANT) no espaço aéreo usado por voos da aviação civil começou a ser testado na Rússia, no campo de aviação Putilovo, perto de São Petersburgo.
Sputnik
De acordo com o chefe da Aviatelecominvest LLC, Aleksandr Ignatiev, o novo sistema de monitoramento permitirá a regulamentação de voos de todos os tipos de aeronaves, garantindo ao mesmo tempo total segurança de acordo com os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
O projeto está sendo implementado pela Aviatelecominvest LLC, uma grande desenvolvedora e fabricante de meios digitais de monitoramento de voo de aeronaves, Geoscan LLC e DIAM-AERO LLC, bem como pelo Centro de Pesquisa Aeroscript.
"Em Putilovo instalámos uma estação terrestre de vigilância dependente automática ADS-B 1090ES, que recebe dados de monitoramento de aeronaves equipadas com transponder e transmite dados de voo para o sistema Nebosvod usando o protocolo padrão Asterix cat21", disse Ignatiev.
"As soluções que estamos desenvolvendo são a base tecnológica para a utilização segura dos VANTs tanto em espaço partilhado com aeronaves tripuladas como em ambientes dedicados, como o espaço de muito baixa altitude e de aeromobilidade urbana", explicou, acrescentando que os voos em conjunto com aeronaves tripuladas de pequeno porte ocorrerão no final de maio.
Ignatiev observou que "o padrão de vigilância dependente automática ADS-B 1090ES é globalmente aceito para o monitoramento de aeronaves da aviação civil".
Este padrão implica que a aeronave determine de forma independente a sua posição no ar por GPS ou GLONASS e depois envie esses dados para a estação terrestre ADS-B, utilizando o padrão de transmissão de dados 1090ES recomendado pela OACI e utilizado em toda a aviação civil.
Panorama internacional
Sanções antirrussas afetam setor de aviação global e reduzem produção do Boeing 787, diz mídia
Aleksei Khripunov, chefe da SIC Aeroscript, desenvolvedora da plataforma digital Nebosvod, explicou que o serviço de detecção aérea tem sido testado com sucesso no aeródromo de Putilovo desde 2023.
"Estamos integrando drones de desenvolvedores russos e fabricantes de VANTs ao Nebosvod", disse Khripunov. "Podemos dizer que mais de 80% dos fabricantes nacionais já estão integrados à plataforma. Além da integração de VANTs, estamos testando outras tecnologias necessárias para garantir voos seguros de VANTs."
"O Nebosvod funciona de forma a receber dados de vigilância de todas as fontes, processar e prever conflitos no ar, não só entre drones, mas também entre drones e aeronaves tripuladas. De acordo com o cenário teste da vigilância dependente automática 1090ES, vão levantar voo os drones das empresas Geoscan e DIAM-AERO, bem como uma pequena aeronave tripulada", concluiu.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar