O comércio entre as duas nações situou-se em US$ 65,7 bilhões (R$ 336 bilhões) no exercício financeiro encerrado em março de 2024, um salto de 33% em relação ao ano anterior, relata a Reuters.
"Durante muito tempo, olhamos para a Rússia de uma perspectiva política ou de segurança. À medida que esse país se vira para leste, surgem novas oportunidades econômicas [...] o aumento do nosso comércio e de novas áreas de cooperação não deve ser considerado um fenômeno temporário", afirmou Subrahmanyam Jaishankar.
A Índia e a Rússia, além de serem parceiras no BRICS, têm uma relação estreita que remonta a décadas.
Ao mesmo tempo, Nova Deli recusou-se a aplicar sanções por causa da operação russa na Ucrânia, instando os dois lados a pôr fim ao conflito através do diálogo e da diplomacia.
Nova Deli emergiu como um dos principais compradores de petróleo russo transportado por mar desde que as nações ocidentais impuseram sanções e suspenderam as compras, o que levou a críticas de países ocidentais contra a Índia.
Nesse momento, o Estado indiano procura progredir em um tratado de investimento com a Rússia, segundo a mídia, bem como assinar um acordo de livre comércio com a União Econômica Eurasiática (UEE) liderada por Moscou. As duas nações também mantêm diálogos sobre a produção conjunta de equipamento militar.