Ciência e sociedade

'Primeira de seu tipo': descobrem na Albânia uma piscina romana de 1.600 anos (FOTOS)

Na cidade portuária albanesa de Durres, arqueólogos descobriram uma piscina coberta romana de 1.600 anos, a primeira de seu tipo.
Sputnik
Durres é o mais antigo centro econômico e histórico da Albânia, tendo surgido como um portão entre o Oriente e o Ocidente. A cidade era conhecida como Epidamnus pelos ilírios nos séculos VII e VI a.C. Os gregos colonizaram a cidade em 672 a.C., e a chamaram de Dyrrhachium, ou "A cidade entre as duas colinas". Já os romanos tomaram a cidade por volta de 230 a.C.
Os arqueólogos da cidade de Durres estão familiarizados com os restos romanos, mas a última descoberta surpreendeu até eles.
Arqueólogos descobriram a primeira piscina coberta romana de 1.600 anos na cidade portuária albanesa de Durres
No local de construção de uma escola, pesquisadores estavam conduzindo trabalhos e descobriram um antigo bairro aristocrático romano, avança comunicado do Instituto Nacional de Patrimônio Cultural da Albânia, escreve Arkeonews.
Entre as ruínas de uma antiga vila romana havia vestígios de uma piscina decorada com mosaicos bem preservados, detalha a instituição.

"A partir das escavações, foram descobertos os fragmentos de uma piscina coberta de uma residência do Período Romano, a primeira de seu tipo descoberta na Albânia. É decorada em toda a sua superfície com afrescos coloridos de alto nível artístico", aponta a entidade, salientando que a característica mais importante da construção é que tem um piso de mosaico muito bem preservado com motivos geométricos feitos de mármore, pedra, vidro e cerâmica.

1 / 2
Arqueólogos descobriram a primeira piscina coberta romana de 1.600 anos na cidade portuária albanesa de Durres.
2 / 2
Arqueólogos descobriram a primeira piscina coberta romana de 1.600 anos na cidade portuária albanesa de Durres.
Os pesquisadores estimaram que as ruínas romanas remontam ao período entre 1 e 400 d.C., e com pelo menos 1.600 anos.
Destaca-se que em uma parte diferente do local escavações revelaram paredes e um piso de tijolo de tamanho considerável que podem ser os restos de um antigo local de banhos romano de dois andares.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar