Panorama internacional

EUA conduzem 'experimento subcrítico' em local de testes nucleares

Laboratório Nacional de Los Alamos, berço do programa nuclear dos EUA
Os EUA realizaram outro “experimento subcrítico” no âmbito do monitoramento do estado das ogivas nucleares, informou a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) do Departamento de Energia em seu site.
Sputnik
O órgão assegurou que o 34º teste deste tipo não viola a moratória sobre os ensaios nucleares e cumpre os critérios do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares, uma vez que durante a sua condução não há "reação em cadeia supercrítica autossustentável".

"Nós planejamos aumentar a frequência desses experimentos subcríticos para coletar dados importantes sobre materiais usados em armas nucleares, sem a necessidade técnica de retornar às explosões de testes nucleares subterrâneas", diz o comunicado.

Explosão nuclear (imagem de arquivo)
Panorama internacional
Documentos desclassificados revelam que URSS sabia de antemão dos testes nucleares dos EUA (FOTO)
Especifica-se que o teste ocorreu na noite de 14 de maio no local de testes nucleares em Los Alamos, Nevada.
Os dados obtidos serão utilizados, nomeadamente, para melhorar o modelo de simulação que é usado para verificar a segurança, confiabilidade e eficácia do arsenal nuclear dos EUA.
Logo da emissora Sputnik
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar